Era Dunga chega ao fim, infelizmente a ditadura de Ricardo Teixeira não.

by

O Brasil foi eliminado pela Holanda nesta sexta-feira, assim como em 2006 caindo nas quartas de final. Na edição passada perdendo para a França em uma partida que o Brasil não ganharia de jeito nenhum, jogou mal demais, nada podia se esperar daquele jogo, só idiota coloca a culpa na meia.

Na África, o Brasil comandado por Dunga, chegou novamente como campeão das Eliminatórias (?), Copa América e Copa das Confederações. Dunga mudou muita coisa em relação a 2006, o grupo estava mais focado, sem baladas, e os treinos não eram ala BBB.

O comprometimento com a seleção era grande por partes dos jogadores, porém alguns jogadores só tinha isso mesmo para dar a seleção. È igual ao fator camisa e tradição, tem que ver quem está vestindo a camisa. Faltou qualidade nessa convocação, como disse Tostão em sua coluna antes da Copa, seleção do Dunga chega formada, seleções que ganham Copas são formadas ás vésperas do Mundial.

Copa não é trabalho de quatro anos, para mim o erro de Dunga, foi convocar jogador porque ganhou Copa América em 2007, convocar jogador porque ganhou Copa das Confederações em 2009 e exterminar grande parte do grupo que perdeu as Olimpíadas em 2008.

Apesar da convocação e da maneira de jogar, o Brasil hoje fez o seu melhor primeiro tempo na Copa, foi para os vestiário vencendo por 1 a 0 e a sensação de todos, era que o Brasil ganharia da Holanda até sem sustos, a laranja não chutava uma bola no gol.

Porém no segundo tempo, ao levar um gol de empate como essa equipe nunca havia levado, falha de Júlio César, a equipe se descontrolou de tal forma, que parecia que o empate era da Holanda ou que se levasse um gol holandês perdia a Copa. Para mim o time é a cara do técnico, a boa marcação, os contra-ataques e o comprometimento com a seleção são frutos do trabalho de Dunga na seleção.

Eu atribuo esse nervosismo da seleção ao técnico assim como atribuir os pontos positivos ao mesmo. Pela primeira vez o Brasil ficou atrás no placar, Sneijder de cabeça marcou, o baixinho camisa 10 virou o jogo para a Holanda e o Brasil ficou descontrolado, o time não conseguiu acertar nada, e viu um jogo que estava na mão ir por Copa a baixo.

.
Dunga e Jorginho

Em quase quatro anos como treinador da seleção principal, o técnico Dunga ao lado do amigo e ex-companheiro de seleção brasileira Jorginho ostenta números invejáveis e um ótimo aproveitamento, mas amarga derrotas nas duas competições mais importantes disputadas pelo Brasil no período: a Olimpíada de Pequim, em 2008, e o Mundial de 2010.

.

Vou colocar aqui parte do texto de Paulo Vinicius Coelho, o PVC em seu blog.

O Brasil pode discutir se concentração fechada ou aberta dá mais resultado. O fato é que a Seleção foi campeã mundial quando trabalhou para isso. Volte-se à sábia frase de Dunga após a derrota para a França, na Copa do Mundo de 1998: “A verdade é que o trabalho foi bom o suficiente para levar ao vice-campeonato.” No caso de 2010, o trabalho foi bom o bastante para trazer às quartas-de-final.

O mesmo resultado da bagunça de Weggis.
A dose certa talvez esteja no meio-termo. Nem a bagunça, nem a clausura.
Dunga chegou ao mesmo lugar que fez de Parreira um fracasso há quatro anos. E, convenhamos, chegar às quartas-de-final é menos do que a obrigação para uma Seleção Brasileira em Copa do Mundo.

______________________________________

P.S A melhor Holanda de todos os tempos, a única a vencer suas cinco partidas na história das Copas.

Assim como Dunga o ditador do Ricardo Teixeira poderia sair da CBF, desde 1986 isso é ditadura Teixeira. Dizem que Leonardo pode ser o novo técnico do Brasil, pode ser uma boa, mas o problema da seleção é a máfia, os empresários que exigem que jogadores sejam convocados para ser vendidos.

Deixe um comentário