The Champions

by

Você não vai precisar matar aula para assistir a final da Liga dos Campeões, porque  pela primeira vez a final será disputada em um sábado, amanhã a bola vai rolar e nos mostrará quem será o campeão da Europa, Internazionale ou Bayern de Munique, duas forças que andaram apagadas nos últimos anos, mas chegam à decisão embaladas por grandes campanhas e vitórias maiúsculas.

E não é apenas o principal título do continente que está em jogo para Inter e Bayern, a decisão que será no belíssimo estádio Santiago Bernabéu, em Madri, também vale a tríplice coroa, a conclusão de uma temporada perfeita. Ambos dominaram em seus países, conquistando a copa nacional e o campeonato.Como se não fosse ingrediente suficiente, os dois times ainda carregam esperanças de seus respectivos países. Alemanha e Itália protagonizaram uma disputa ponto a ponto pelo terceiro lugar no ranking quinquenal da Uefa. O que isso significa? O país que terminar na frente distribuirá, no próximo campeonato, quatro vagas na LC, sendo três diretas na fase de grupos.

A Inter busca seu terceiro título europeu, o primeiro desde que se sagrou bicampeã em 1965, com Helenio Herrera, mestre do “catenaccio”. Desde então, teve de conviver com frustrações e com o sucesso do rival Milan. Desde o escândalo que abalou o futebol italiano em 2006, tornou-se protagonista no cenário nacional, mas se apequenava diante das forças continentais. Será que agora vai?

O Bayern de Munique experimentou há menos tempo o sabor de uma conquista, já que levantou o troféu pela quarta vez em 2001, mas nos últimos anos andava longe da briga pelo título. Superação é a palavra que melhor descreve a campanha bávara sob o comando de Louis van Gaal, já que em vários momentos o time olhou a eliminação de frente.

Pelo caminho Inter e Bayern eliminaram três grandes equipes e até então favoritos, o time italiano passou pelo Chelsea e pelo Barcelona, e o time alemão eliminou o Manchester United. Mourinho e Van Gaal, campeões anteriormente com Porto e Ajax, respectivamente, tentam voltar ao topo da Europa. Apenas um deles conseguirá.

UCL em Fotos:

Quis o destino que os holandeses Arjen Robben e Wesley Sneijder voltassem ao Santiago Bernabéu. Mas não com a camisa do Real Madrid.

O meia Hamit Altintop terá que carregar nos ombros a responsabilidade de substituir Frank Ribery.

Exposta no Parque do Retiro, em Madri, a taça da Liga dos Campeões virou um ‘ponto turístico temporário.”

Parece obra do destino, como definiu o próprio Javier Zanetti. O lateral-direito argentino completará 700 jogos com a camisa do Internazionale de Milão no próximo sábado, diante do Bayern de Munique.

O inglês Howard Webb foi designado pela Uefa para dirigir a final da Liga dos Campeões, ele é policial, tem 38 anos e comanda partidas internacionais desde 2005.

Em um misto de frustração e alívio, Madri prepara o salão de festas para Internazionale de Milão ou Bayern de Munique festejarem a conquista da competição entre clubes mais importante da Europa: a Liga dos Campeões da Uefa. Sem o Real, dono da casa, mas ao menos com a ausência também do rival Barcelona, o Santiago Bernabéu recebe os últimos retoques para a partida.

Trabalho no futebol há 40 anos. Tenho muitos amigos nesse meio. Quanto a José Mourinho, o conheci no Barcelona, clube pelo qual trabalhamos juntos por três anos. Ele era um ótimo assistente, fazia grandes análises sobre o Barça e seus adversários, palavras deVan Gaal.

Números do Bayern na competição:

Vitórias: 7 vitórias
Derrotas: 4 derrotas
Empates: 1 empate
Gols marcados: 21 gols, média de 1,75 por jogo. Melhor ataque ao lado do Arsenal.
Gols sofridos: 13 gls, média de 1,08 por jogo.
Chutes no gol: 79 chutes, média de 6,58 por jogo. Segundo melhor da competição.
Posse de bola: 412 minutos total, média de 34 minutos por jogo. Segunda melhor da competição. Média de 58% por jogo. Também segundo melhor da competição.
Cartões vermelhos: 3 cartões. Maior número na Liga.
Cartões amarelos: 21 cartões, média de 1,75 por jogo.
Faltas cometidas: 153 faltas, média de 12,75 por jogo.
Faltas sofridas: 198 faltas, média de 16,5 por jogo. O primeiro da Liga.
Chutes em direção ao gol: Robben será o jogador em campo que mais chutou pro gol 18 em 600 minutos
Faltas cometidas: Mark van Bommel: cometeu 20 faltas na Liga dos Campeões 09/10

Números da Inter na competição:

Vitórias: 7 vitórias
Derrotas: 2 derrotas
Empates: 3 empates
Gols marcados: 15 gols, média de 1,25 por jogo.
Gols sofridos: 9 gols, média de 0,75 por jogo.
Chutes no gol: 60, média de 5 por jogo.
Posse de bola: 319 minutos total, média de 27 minutos por jogo. Média de 45% por jogo.
Cartões vermelhos: 2 cartões.
Cartões amarelos: 31 cartões, média de 2,58 por jogo. Maior número da Liga.
Faltas cometidas: 183 faltas, média de 15,25 por jogo. A segunda maior da Liga.
Faltas sofridas: 195 faltas, média de 16,25 por jogo. A segunda maior da Liga.
Chutes em direção ao gol: Eto’o e Milito deram 13 gols em direção ao gol, só que o camaronês fez isso em 1054 minutos e o argentino em 846.
Faltas cometidas: Thiago Motta cometeu 22 faltas na Liga dos Campeões 09/10

Data: 22/05/2010 (sábado).
Horário: 15:45.
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha).
Transmissão: Globo, Band, ESPN e ESPN HD.

Árbitro: Howard Webb (ING).
Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING).

BAYERN DE MUNIQUE:
Butt; Lahm, Van Buyten, Demichelis, Badstuber; Robben, Van Bommel, Schweinsteiger, Altintop; Olic, Müller.
Técnico: Louis Van Gaal.

INTER DE MILÃO:
Júlio César; Maicon, Lucio, Samuel, Zanetti; Stankovic, Cambiasso; Eto’o, Sneijder, Pandev; Milito.
Técnico: José Mourinho.

Até a próxima!

Uma resposta to “The Champions”

  1. Victor Hoffmann Says:

    Jogaço de bola! Vamos Bayern!

Deixe um comentário