"Jogo de compadres" na rodada final?

by

Como todos devem saber, começa amanhã a última rodada da fase de grupos da Copa 2010. Muitas seleções farão os jogos de suas vidas em busca da classificação para as oitavas, mas outras podem se dar ao luxo de fazer um jogo de compadres.

México x Uruguai, amanhã em Rustemburgo, é um deles. Impossível não lembrar de Alemanha 1×0 Áustria, na Copa de 1982, onde o resultado classificou as duas seleções e eliminou a Argélia. Ficou feio para alemães e austríacos.

O jogo de compadres passa longe do fair play pregado pela FIFA e pelos jogadores, mas as equipes também jogam com o regulamento, que permite que ambas avancem em caso de empate. Para garantir, Sepp Blatter já avisou que pode punir as seleções por isso.

Mas e o México, atual vice-líder do grupo, aceitaria ficar na segunda posição tendo chance de avançar às oitavas com a melhor campanha? É melhor classificar em segundo do que não classificar, é verdade, mas vale lembrar que assim é grande a chance de enfrentar a Argentina na próxima fase.

Logo, não acredito que tenhamos um jogo de compadres amanhã, mas isso não seria necessariamente errado. Não é o que todos querem, mas é um resultado que agrada a todos. É o preço que África do Sul e França podem pagar por não conseguir mais do que um ponto em duas partidas.

Deixe um comentário